Características Ciclo Otto e Diesel
“Um ciclo termodinâmico é uma sequência de processos como expansão,
aquecimento ou compressão,) que se repetem; são realizados por algum fluido
(chamado muitas vezes de fluido de trabalho), como um gás ou um líquido, que
faz funcionar o motor, dentre vários ciclos termodinâmicos detalharemos
características de dois ciclos. Ciclo Otto - Mistura ar/combustível Entra
em ignição por centelha e Aplicações até 250kW - automóveis, Um Problema comum:
Detonação – limita a razão de compressão possível. Ciclo Diesel - Ar é comprimido
até pressão alta o suficiente para Entrar em auto ignição, o combustível é
injetado no final do processo de compressão do ar. Normalmente tem rendimento térmico melhor que
o Otto e por isso usado para aplicações pesadas.”
(Deigles Buzaglo – “É nóis mermo qui iscrevi”)
Características
Entre Motores Diesel e Gasolina
Característica dos motores à gasolina
O Ciclo de Otto é um ciclo
termodinâmico, onde há a necessidade de centelha (Faísca) Proveniente de uma
vela de ignição. Nos motores movidos a gasolina (Ciclo Otto), durante
o primeiro tempo admissão a válvula de admissão se abre, o
pistão desce e enchendo a câmara com a mistura ar/combustível, em
seguida quando a válvula de admissão se fecha começa o tempo de
compressão, onde o pistão sobe comprimindo essa mistura. Quando o pistão chega
próximo do ponto morto superior (PMS), acontece uma centelha (vela
de ignição) que explode a mistura ar/combustível iniciando o tempo de
explosão, movimentando o pistão para baixo com muita força, (imagina, uma
explosão sobre uma pressão muito grande.)
Na próxima meia volta do eixo gira
brequim a válvula de escapamento é aberta e o pistão sobe novamente empurrando
todos resíduos para fora da câmara de explosão dá-se o nome de escape ou
exaustão.
Algumas
características dos motores ciclo Otto

2-O
ar passa por uma válvula tipo borboleta está ligado ao pedal do acelerador
e que controla a quantidade de ar e combustível admitido determinando
a rotação do motor.
3- A
câmara de combustão de um ciclo otto a gasolina é de 8 a 11 vezes menor
que a capacidade cubica do cilindro.
4- A
taxa de compressão está diretamente ligada a temperatura do ar dentro
do
Cilindro,
quanto maior a compressão, maior a temperatura.
5- A
explosão cria um impacto muito intenso, semelhante a de uma martelada na cabeça
do pistão, mas com pouca duração, por isso o curso dos pistões a gasolina são
menores assim aproveitam melhor a intensidade do impacto.
Motores Diesel

Algumas característica dos motores Diesel
1-Motores Diesel preenchidos com ar puro.
2- Na maioria dos motores diesel essa
válvula não existe e a quantidade de ar admitido depende diretamente
da rotação do motor.

4-No motor diesel a temperatura do ar comprimido
pode chegar a 800°C nos motores a gasolina não ultrapassa os 450°C, esse um dos
motivos faz com que os bicos injetores dos motores diesel sejam trocados a cada
100.000 km.
5-Nos motores diesel a expansão ocorre de acordo
com a queima, na medida que o combustível é injetado, assim o pistão é
empurrado para baixo, a força da queima não é tão intensa como na
gasolina, mas tem maior duração.
Essa são as características principais dos dois tipos de motores, Neste artigo não estou dando preferência ou dizendo que o à gasolina ou o à diesel é melhor, os mesmos se diferenciam conforme a necessidade. No caso do off Road o motor diesel leva vantagem pelo grande torque em baixa rotação e por funcionar sem vela de ignição podendo evitar em alguns casos uma série de dispositivos eletrônicos que podem incomodar no off Road, principalmente em trechos alagados.
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