Características Ciclo Otto e Diesel

“Um ciclo termodinâmico é uma sequência de processos como expansão, aquecimento ou compressão,) que se repetem; são realizados por algum fluido (chamado muitas vezes de fluido de trabalho), como um gás ou um líquido, que faz funcionar o motor, dentre vários ciclos termodinâmicos detalharemos características de dois ciclos. Ciclo Otto - Mistura ar/combustível Entra em ignição por centelha e Aplicações até 250kW - automóveis, Um Problema comum: Detonação – limita a razão de compressão possível. Ciclo Diesel - Ar é comprimido até pressão alta o suficiente para Entrar em auto ignição, o combustível é injetado no final do processo de compressão do ar.  Normalmente tem rendimento térmico melhor que o Otto e por isso usado para aplicações pesadas.”
(Deigles Buzaglo – “É nóis mermo qui iscrevi”)


Características Entre Motores Diesel e Gasolina


Característica dos motores à gasolina

O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, onde há a necessidade de centelha (Faísca) Proveniente de uma vela de ignição. Nos motores movidos a gasolina (Ciclo Otto), durante o primeiro tempo admissão a válvula de admissão se abre, o pistão desce e enchendo a câmara com a mistura ar/combustível, em seguida quando a válvula de admissão se fecha começa o tempo de compressão, onde o pistão sobe comprimindo essa mistura. Quando o pistão chega próximo do ponto morto superior (PMS), acontece uma centelha (vela de ignição) que explode a mistura ar/combustível iniciando o tempo de explosão, movimentando o pistão para baixo com muita força, (imagina, uma explosão sobre uma pressão muito grande.)
Na próxima meia volta do eixo gira brequim a válvula de escapamento é aberta e o pistão sobe novamente empurrando todos resíduos para fora da câmara de explosão dá-se o nome de escape ou exaustão.

Algumas características dos motores ciclo Otto

1- Motores Gasolina é preenchido com mistura ar/combustível, dosado por sistemas eletrônicos que calculam a quantidade ideal de ar+ combustível a ser liberado ao motor. 
2-O ar passa por uma válvula tipo borboleta está ligado ao pedal do acelerador e que controla a quantidade de ar e combustível admitido determinando a rotação do motor.




3- A câmara de combustão de um ciclo otto a gasolina é de 8 a 11 vezes menor que a capacidade cubica do cilindro.
4- A taxa de compressão está diretamente ligada a temperatura do ar dentro do 
Cilindro, quanto maior a compressão, maior a temperatura.
5- A explosão cria um impacto muito intenso, semelhante a de uma martelada na cabeça do pistão, mas com pouca duração, por isso o curso dos pistões a gasolina são menores assim aproveitam melhor a intensidade do impacto.


Motores Diesel

O motor Diesel ou motor de ignição por compressão a combustão se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar. Nos motores a Diesel, a válvula de admissão se abre e o pistão desce inundando a câmara somente com ar, em seguida, no tempo de compressão esse ar é comprimido o que eleva sua temperatura, quando o pistão chega próximo ao ponto morto superior (PMS) o diesel é injetado a uma pressão de cerca de 200 bar (20000000 N/m²) e se inflama instantaneamente ao se deparar com o ar aquecido, essa explosão cria uma grande força de expansão que faz com que o pistão desça para o ponto morto inferior (PMI). Na próxima meia volta do eixo vira brequim a válvula de escapamento é aberta e o pistão sobe empurrando todos os resíduos para fora do cilindro, as impurezas não podem ser mantidas dentro do cilindro, por isso o escape.


Algumas característica dos motores Diesel

1-Motores Diesel preenchidos com ar puro.
2- Na maioria dos motores diesel essa válvula não existe e a quantidade de ar admitido depende diretamente da rotação do motor.
3-No motor a diesel a câmara de combustão é de 16 a 24 x menor que a capacidade cubica do cilindro, significando uma taxa de compressão muito mais elevada, entre 16 e 24 por 1.
4-No motor diesel a temperatura do ar comprimido pode chegar a 800°C nos motores a gasolina não ultrapassa os 450°C, esse um dos motivos faz com que os bicos injetores dos motores diesel sejam trocados a cada 100.000 km.
5-Nos motores diesel a expansão ocorre de acordo com a queima, na medida que o combustível é injetado, assim o pistão é empurrado para baixo, a força da queima não é tão intensa como na gasolina, mas tem maior duração.


Essa são as características principais dos dois tipos de motores, Neste artigo não estou dando preferência ou dizendo que o à gasolina ou o à diesel é melhor, os mesmos se diferenciam conforme a necessidade. No caso do off Road o motor diesel leva vantagem pelo grande torque em baixa rotação e por funcionar sem vela de ignição podendo evitar em alguns casos uma série de dispositivos eletrônicos que podem incomodar no off Road, principalmente em trechos alagados.

Comentários

Postagens mais visitadas