Mecânica - A transformação da energia química em energia cinética.





"Caro leitor, este conteúdo descreve (tenta) o funcionamento e os tempos do motor, porém, aqui, teremos além da linguagem técnica que nos rodeia teremos termos mais leigos para que nossos conhecimentos possam se alinhar e obtermos um entendimento maior."
                                     (O autor, lógico !)



                                                                                                                             Figura 1
O motor de combustão interna, transforma *energia química em energia *cinética, o que ocorre quando há a mistura ar+combustível dentro de uma camara de mistura, e, uma centelha, (Faísca que sai da vela de ignição)  tempos: Admissão, compressão, explosão e escape.

1º tempo: Admissão  No início, o pistão está em cima, isto é, no chamado ponto morto superior. Nesse primeiro estágio, a válvula de admissão abre e o pistão desce, sendo puxado pelo eixo virabrequim. Uma mistura de ar e vapor de gasolina entra pela válvula para ser “aspirada” para dentro da câmara de combustão, que está a baixa pressão. O pistão chega ao ponto morto inferior, e a válvula de admissão fecha, completando o primeiro tempo do motor.
2º tempo: Compressão — O pistão sobe e comprime a mistura de ar e vapor de gasolina. O tempo de compressão fecha quando o pistão sobe totalmente.
3º tempo: Explosão ou combustão — Para dar início à combustão da mistura combustível que está comprimida, solta-se uma descarga elétrica entre dois pontos da vela de ignição. Essa faísca da vela detona a mistura e empurra o pistão para baixo, fazendo com que ele atinja o ponto morto inferior.
4º tempo: Escape  A mistura de ar e combustível foi queimada, mas ficaram alguns resíduos dessa combustão que precisam ser retirados de dentro do motor. Isso é feito quando o pistão sobe, a válvula de escape abre, e os gases residuais são expulsos.

Bom, tal fato ocorre apenas porque há uma centelha durante o processo de explosão do combustível, (Não inventa de tirar a vela, que não vai funcionar), essa explosão nos proporciona o movimento através da queima do combustível, (Portanto não toque no motor após o carro estar em movimento ele estará quente!, Sério!). Se a gasolina não for boa, a explosão pode antecipar devido ao calor, daí escutamos o tão comentado "Bater pino" pois a queima ocorre enquanto as válvulas de admissão ou escape ainda estão em aberto, em alguns casos temos o conhecido tiro seco, esses acontecimentos não são bons, você deve trocar de posto abastecedor, pois você terá problemas no futuro,como desgastes nas peças do motor.

Algumas explicações:*

                *Energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move. A energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do nosso dia a dia.

               *Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. 

Bom, eu já vou, minha esposa solicitou que eu comprasse algumas coisas no mercado já que estou de carro, e olha que este motor é "original" segundo o mecânico, eu falo nada, apenas observo, muitos invejosos vão dizer que é de um caminhão à diesel, mas nem ligo, isso é inveja!


                 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas