Resistores - tipos e leitura



RESISTORES




Quando falamos sobre o tema resistência elétrica, vimos que quando há uma resistência elétrica significativa, há um obstáculo para a passagem da corrente, onde os elétrons tendem a ter uma dificuldade para se locomover. Visto isso, veremos com mais clareza a aplicação dessa resistência, através de um componente capaz de controlar a passagem da corrente através do valor Ôhmico, os resistores.
Os componentes capazes de regular a passagem da corrente elétrica são os resistores, os resistores fazem a transformação da energia elétrica em energia térmica, ou seja, uma parte dessa energia elétrica é dissipada pelo resistor em forma de calor, fenômeno denominado, efeito joule. Existem vários tipos de resistores, os fixos, ajustáveis, e variáveis.

Tipos de resistores

RESISTOR VARIÁVEL - é utilizado para controlar o
volume sonoro em rádio, televisor, etc.

RESISTOR AJUSTÁVEL - é utilizado para proporcionar ajustes definitivos nos circuitos.

RESITOR ESPECIAL - um resistor cuja resistência é estabelecida por fenômenos físicos, como a luz, temperatura, tensão elétrica, pressão e outros.

São eles

LDR - (Resistor Dependente da Luz) é um tipo especial de resistor que apresenta uma mudança em sua característica de resistência elétrica quando submetido à ação da luz. Também chamados de fotoresistores, apresentam um valor de resistência elevada em um ambiente escuro, e quando expostos à luz, têm a condutividade aumentada. Ou seja, oferecem baixa resistência elétrica quando iluminados. Abaixo vemos os símbolos mais usuais para um LDR
PTC - (Positive Temperature Coeficient), que aumenta sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
NTC - (Negative Temperature Coeficient), que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
VDR -
(resistência dependente de tensão), Este componente possui uma resistência que muda com a tensão aplicada. Quando a tensão ultrapassa um certo valor a resistência cai bruscamente possibilitando a circulação das correntes intensas.
Stain gage - resistor elétrico composto de uma finíssima camada de material condutor, depositado sobre um composto isolante. 


Resistores Fixos
Os resistores fixos podem ser classificados de acordo com o seu tipo de material, e também pelo tipo construtivo. Os principais tipos de resistores fixos são os de carvão, resistores de fio, resistores de filme de carbono e de filme metálico.
Resistores de carvão
Na sua forma construtiva, os resistores de carvão são inseridos no interior de um tubo e são misturados com um material de preenchimento, e de acordo com a quantidade de carvão granulado bem como o material de preenchimento que é inserido é obtido o valor da resistência.
Estes resistores possuem um tamanho maior em relação aos demais resistores fixos e também possuem uma maior tolerância, cerca de 10 a 20%.
O valor da resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar através da tabela de código de cores.

Resistores de fio
São construídos a partir de um núcleo de cerâmica ou vidro que em sua volta é enrolado um fio de longo comprimento. Tendo como referência o comprimento e o diâmetro do fio é possível determinar o valor da resistência.
Este resistor é um ótimo dissipador de calor, geralmente possuem maiores potências e menores valores ôhmicos. Diferentemente dos outros tipos, o seu valor de resistência é fornecido no corpo do componente.

Resistores de filme de carbono
Resistor que possui um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película de carbono. Na fabricação a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película do filme de carbono. Este componente é o mais barato entre todos os outros, más de outro modo emite muitos ruídos quando energizado. O valor de sua resistência é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código de cores.

Resistores de filme metálico
Resistor que possuem um cilindro de cerâmica que é coberto por uma película metálica, similarmente ao de filme de carbono, neste resistor a determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da película metálica. Diferentemente do resistor de carbono, o ruído emitido por este resistor é bem baixo. Este também possui uma tolerância de 1% devido a sua película ser constituída de Níquel Ni-Cr (nicromo) o que garante uma maior precisão do valor da resistência. O valor da resistência também é disponibilizado em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código de cores.

Algumas Especificações

RESISTORES DE POTÊNCIA

São resistores de fio, geralmente de níquel-cromo, para valores de potência acima
de 5W.

O valor do resistor vem impresso no corpo do resistor.

RESISTOR USO GERAL:

São resistores de potência de película de carbono para valores de potência de 1/8W
à 2.5W.

O valor da resistência destes resistores é fornecido por anéis coloridos, impressos
no corpo do resistor (código de cores comum), o valor da potência é fornecido na
última faixa.

RESISTOR DE PRECISÃO

São resistores de película de carbono fabricados por processo especiais. A tolerância do valor da resistência deste resistor é quase nula.

Valor de Resistencia – Os algarismos são representados por cores no corpo do resistor, tendo assim cada um cor um valor, representando um algarismo, independentemente da cor do resistor (Cor do corpo), isto apenas mostra a maior precisão do resistor.

Bom, abaixo retirei uma imagem do blog (http://blog.baudaeletronica.com.br/como-ler-valores-em-resistores/)

Lembrando que há outras formas de leituras, ferramentas que facilitam na identificação das cores.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas