Caldeiras - Tipos de caldeiras

Caldeiras

"Grande recipiente metálico em que se pode aquecer, fundir ou cozinhar alguma coisa. 
Indústria Gerador de calor.."







O que são caldeiras?

Caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos cuja função é basicamente a produção de vapor por meio do aquecimento de água, a partir de uma fonte geradora de calor.

Em que podem ser empregadas?


As caldeiras são comumente utilizadas para alimentar máquinas como autoclaves e reatores, nos mais diversos processos industriais, para esterilização de equipamentos, instrumentos ou detritos, e ainda em galvanoplastias, sistemas de pintura, hospitais, hotéis, lavanderias, estufas, dentre outros.
Empresas de coleta de lixo, em conformidade com normas e conceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, investem na esterilização dos detritos antes de seu descarte. Dessa forma, o emprego de caldeiras para esse fim se torna essencial.

Segurança das caldeiras


As caldeiras se enquadram na NR-13, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que parametriza os quesitos de segurança do equipamento, sua instalação e do ambiente em que se encontram, denominado casa de caldeiras.

Tipos de caldeiras:

Caldeiras Verticais




Os tubos são colocados nessa posição num corpo cilíndrico, fechado nas extremidades por placas denominadas espelhos. A fornalha, nesse tipo de caldeira, fica no corpo cilíndrico, logo abaixo do espelho inferior, e os gases sobem através de tubos, aquecendo e vaporizando a água que está circundando os tubos. Caldeiras verticais são utilizadas principalmente para combustíveis de baixo teor de calor, podendo utilizar fornalhas internas e externas.


Caldeiras Horizontais


Podem ser dos tipos cornuália, lancashire ou as modernas unidades compactas, são aquelas com tubulações internas colocadas na posição horizontal, por onde passam os gases quentes. Podem possui de 1 a 4 tubos de fornalha, sendo as de 3 e 4 fornalhas as mais utilizadas na marinha.




Caldeira Flamotubulares

São caldeiras montadas com tubos de fogo ou tubos de fumaça, onde os gases provindos da combustão atravessa a caldeira no interior dos tubos que estão circundados de água, aquecendo-as com sua passagem.




Caldeiras Lancashire


Podendo haver até 4 tubulações internas, com uma superfície de aquecimento de até 140 metros quadrados, atingindo 18 kg de vapor por metro quadrado de superfície. É um tipo de caldeira que vem sendo substituído nos últimos anos por caldeiras mais compactas e modernas.






Caldeiras Multitubulares de fornalha interna

São os tipos de caldeiras com vários tubos de fumaça, podendo ser de fogo direto, com os gases percorrendo a caldeira uma única vez, ou tubos de fogo de retorno, quando os gases da combustão circulam por tubos de retorno. Também podem ser com tubos de fogo diretos e de retorno, quando os gases passam e voltam pelos tubos.





Caldeiras a Vapor

 A água passa pela caldeira, onde é esquentada e se transforma em vapor. Essa caldeira é das mais antigas, tendo sido criada para retirar a água depositada nas minas de carvão, permitindo a mineração. Seu projeto é da época da Revolução Industrial, na Inglaterra.






Caldeiras Multitubulares de fornalha externa

Nesse tipo de caldeira, a fornalha é constituída pela própria alvenaria, que fica abaixo do corpo cilindro da caldeira, com os gases da combustão entrando em contato com a base do cilindro e retornando pelos tubos de fogo.

Obs: não encontrei imagens de fornalhas externas, e não posso utilizar as imagens que tenho de fotos que tirei dentro de uma empresa, porém, segue próxima desta imagem, estou procurando permissão para postar uma imagem.




Caldeiras Escocesas

A mesma foi projetada para uso em navios, sendo mais compacta. Utilizam tubulação e tubos de diâmetro menor, com os gases circulando em até 4 passes pelo seu interior. A caldeira escocesa é montada com todos os equipamentos incorporados numa única peça, sendo transportável e podendo operar de imediato. Operam exclusivamente com óleo ou gás, com a circulação dos gases feita através de ventiladores.






Caldeiras Locomotivas


O nome já explica tudo, foram criadas para locomotivas para condução de vagões de trem. Esse tipo de caldeira já está praticamente fora de uso, por usar carvão ou lenha como combustível. Ela é do tipo multitubular, com dupla parede metálica, onde circula a água.

Caldeiras flamotubulares Cornuália

As caldeiras cornuália consistem de 2 cilindros horizontais unidos por placas planas. O acionamento é muito simples, porém elas apresentam baixo rendimento. Para uma superfície de aquecimento de 100 metros quadrados, o que é uma grande dimensão, a pressão não passa de 10 kg/cm2.




Atualmente, com a evolução da tecnologia, esses equipamentos são muito mais modernos e seguros, mas não deixam de ser perigoso, devendo ser manejadas com muito cuidado, precisando de constante inspeção e manutenção. Os acidentes provocados por caldeira, na maior parte das vezes, pode causar sérios riscos aos operadores, com alguns casos fatais. No Brasil, a Norma Regulamentadora NR 13 estabelece as regras para sua inspeção, manutenção e operação, tendo como principal objetivo reduzir os acidentes que envolvem esses equipamentos. A NR 13 passou por uma revisão recentemente, adotando alguns novos critérios, procurando evitar a ocorrência dos acidentes, impondo até mesmo sansões severas quando as regras não são seguidas.


Parte do conteúdo foi pesquisado em sites, pois lógico, não trabalhei com todos os tipos de caldeiras, Existem vários utensílios domésticos que imitam caldeiras. gosto muito de ter mais conhecimentos, caso tenham, pode enviar para mim, mídias, PDF's, será bem aceito!



Comentários

Postagens mais visitadas