MOTORES NAPIER

Motores Napier 


O Napier Sabre foi um motor britânico em H de 24 cilindros, refrigerado a líquido, com válvula de manga, desenvolvido durante os anos 30 e construído pela Napier & Son durante a Segunda Guerra Mundial. Este motor aeronáutico ficou famoso por ser o motor usado em aviões famosos como o Hawker Tempest e o Hawker Typhoon. O motor acabou por evoluir e tornar-se num dos mais poderosos motores a pistão para aviões, evoluindo de 2200 cavalos de potência para 3500 

A primeira aeronave a ser alimentada por este motor foi o Napier-Heston Racer, que foi desenvolvido para quebrar o recorde mundial de velocidade. Outras aeronaves a usar o motor foram o Blackburn Firebrand, o Martin-Baker MB 3 e o Hawker Fury. A rápida introdução de motores a jato depois da guerra fez com que o Napier Sabre rapidamente fosse colocado de lado, havendo cada vez menos necessidade e intenções de produzir aeronaves com motor a pistão. 

A origem desse motor está ligada ao desenvolvimento de motores aeronáuticos a diesel, e é notável pela sua construção, em formato de triângulo. Hugo Junkers (1859-1935) investigava o diesel para aviões desde antes da Primeira Guerra Mundial, na empresa que fundara em em 1913. Como era de se esperar, durante a guerra o foco foi a produção para combate, e Junkers só retomou as pesquisas em 1926. O motor que surgiu foi o Fo3, vindo a seguir os Jumo 204 e 205, de configuracao vertical e dois tempos, com cilindros contra-opostos e dois virabrequins, o que trazia muita massa. Foi utilizado em aviões militares e em hidroaviões civis da Lufthansa, mesmo sendo bastante pesado, pois traziam autonomia adequada aos botes voadores que eram os únicos tipos de aviões a fazer longas viagens sobre oceano. Até 1944, a história do Deltic era pouco divulgada. O Admiralty Engineering Laboratory (Laboratório de Engenharia do Almirantado Britânico) conduzia estudos de opções de motores para lanchas torpedeiras em 1943, e um dos membros, N. Penwarden. propôs uma versao de 3 bancos de 2 cilindros contrapostos para um motor dois-tempos. A ideia era bastante inspirada pelos motores de Hugo Junkers, mas com a meta de reduzir peso, Penwarden teve a ideia de fechar o motor em forma de triângulo, para ter dois cilindros acionados por uma mesma árvore de manivelas. Mas no caso do motor britânico, a solução foi mais simples que a alemã para acabar com o problema de faseamento de admissão e escapamento. Penwarden foi o dono de uma ideia daquelas que só surgem na cabeça de pessoas abençoadas pelos deuses da mecânica e da termodinâmica: ele percebeu que se um dos virabrequins girasse ao contrário, tudo funcionaria de forma mais homogênea. Nasceu então o Deltic, de delta, a letra grega em forma de triângulo. 

Fontes Bibliográficas:

  • http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2010/08/napier-deltic.html
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Napier_Sabre
  • https://www.nzta.govt.nz/contact-us
  • www.kobemotor.com/


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