Como elaborar um TCC?
Como posso elaborar um TCC?
Neste artigo, estaremos especificando as partes de um TCC, para que possamos entender de forma mais específica, porém se eu fosse detalhar todas as partes gastaria muito tempo.
Todo TCC deve ter seus elementos divididos em três grupos que se plano normalmente elas já entregam modelos pré-prontos que ajudam muito na elaboração do TCC então eu vou mostrar para você Quais são os principais dentre esses elementos e dizer quais são os obrigatórios vamos começar então pelos elementos pré-textuais
Elementos pré-textuais são utilizados para fazer a identificação do autor da pesquisa e também para fazer um mapeamento das demais partes do texto normalmente Pode estar na parte pré-textual transforme cada instituição dos seguintes elementos capa folha de rosto folha de aprovação dedicatória agradecimentos epígrafe resumo em português resumo em língua estrangeira abreviaturas e lista de siglas, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo em português, resumo em língua estrangeira, sumário, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e lista de siglas. Neste simples artigo não darei o. passo a passo como fazer cada um desses elementos.A faculdade pode optar ou não por exigir esses elementos todos mas de todos eles apenas o resumo é obrigatório em todos os tipos de TCC. Monografias dissertações e teses são obrigatórios capa folha de rosto folha de aprovação resumo em português resumo em língua estrangeira e sumário entretanto em artigos científicos que são modalidades quase padrão tanto na graduação como especializações é comum de 6 e 10 ao resumo mesmo nada mais é do que uma descrição sintética e objetiva das partes mais importantes do TCC isso ele tá falando sobre o resumo escalação do resumo estou na NBR 6028 da ABNT basicamente ela serve para que qualquer pessoa consegui entender exatamente o conteúdo do TCC sem precisar ler o trabalho dele um resumo deve ser precedido do título e do nome dos autores a primeira frase de um resumo de a deve ficar o tema do trabalho depois o resumo deve informar os objetivos a metodologia os resultados e a conclusão do trabalho único parágrafo depois o resumo deve informar os objetivos a metodologia os resultados e a conclusão do trabalho normalmente você vai ter que informar tudo isso no único parágrafo que deverá ter entre 150 e 500 palavras você precisa usar frases afirmativas hortas em Vazante vá e na terceira pessoa do singular no final você deve indicar as palavras-chaves Eu recomendo que você indique no mínimo 3 e no máximo cinco delas palavras chaves devem ser separados por pontos e não por vírgulas Além disso Existem os elementos pós-textuais os elementos pós-textuais são as partes que serve de apoio ao texto principal fazendo remissão a ele Como as referências e o glossário por exemplo ou adicionando dados acessórios como usar pentes e anexos referências bibliográficas as referências bibliográficas sobre cartórios para todo tipo de TCC pois esse elemento é que vai formar para o leitor onde você encontrou essas informações que estão na sua pesquisa é um dos elementos em que aparecem mais erros para você ter uma ideia a NBR 6.023 onde estão as normas ABNT sobre as referências bibliográficas elas tem nada mais nada menos do que 24 páginas, nosso objetivo é apenas conhecer a estrutura do TCC a referência bibliográfica obedece ao seguinte padrão sobrenome do autor e letras maiúsculas nome do autor título da obra em negrito edição cidade editora e ano apêndices e anexos anexos estão regulamentados na NBR 14724 que estabelece as normas ABNT para vários outros elementos pré-textuais textuais e pós-textuais também é qualquer documento que não foi feito pelo autor ele serve para fundamentar comprovar ou ilustrar alguma informação importante da pesquisa você deve inserir um anexo quando ele representar uma fonte de difícil acesso a outros pesquisadores por exemplo uma Norma interna de uma empresa que Você pesquisou pode ser um documento inacessível a outros pesquisadores Então você deve inserir como anexo do seu TCC mais uma l… pelo menos onde você pesquisar o que precisa descobrir quais métodos precisa usar e a ordem dos Capítulos para saúde não é já o desenvolvimento é a parte que você vai inserir um referencial teórico análise e discussão dos resultados normalmente são três capítulos sendo dois para fundamentação teórica e um para fazer a relação entre todas as informações que você coletou na pesquisa depois tem a conclusão que é o elemento da parte textual e que você vai fazer o fechamento do trabalho nela você vai falar das limitações da pesquisa da consecução dos objetivos da resposta ao problema de eventuais recomendações para outras pesquisas pronto você já conhece a estrutura do TCC e não corre mais o risco de esquecer de nada e nem ficou tocar esses elementos fora de ordem.
2 - Lombada- Esta é opcional. É utilizada nos casos de trabalhos encadernados.
3 - Folha de rosto– (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar os itens abaixo:
Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano, Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.
4 - Errata – Só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção.
5 - Folha de Aprovação- (Obrigatório) Nesta folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores.
6 - Dedicatória – É um espaço reservado à dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho.
7 - Agradecimentos- Espaço para agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso.
8 - Epígrafe- É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos.
9 - Resumo – Um único parágrafo de 150 à 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave.
10 - Resumo em Língua Estrangeira- Abstract – Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês.
2 - Desenvolvimento – É a parte do trabalho onde a ideia é exposta e desenvolvida. Aqui você deve tratar do assunto, detalhando. É a principal parte do projeto.
3 - Conclusão – Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.
PRÉ-TEXTUAIS
1 - Capa – (Elemento obrigatório) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. Saiba mais sobre a Modelo de Capa ABNT2 - Lombada- Esta é opcional. É utilizada nos casos de trabalhos encadernados.
3 - Folha de rosto– (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar os itens abaixo:
Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano, Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.
4 - Errata – Só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção.
5 - Folha de Aprovação- (Obrigatório) Nesta folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores.
6 - Dedicatória – É um espaço reservado à dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho.
7 - Agradecimentos- Espaço para agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso.
8 - Epígrafe- É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos.
9 - Resumo – Um único parágrafo de 150 à 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave.
10 - Resumo em Língua Estrangeira- Abstract – Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês.
OBSERVAÇÕES GERAIS
Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, estes devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário
TEXTUAIS
1 - Introdução – Trata-se de um texto introdutório, onde são citados os assuntos, a justificativa e o objetivo.2 - Desenvolvimento – É a parte do trabalho onde a ideia é exposta e desenvolvida. Aqui você deve tratar do assunto, detalhando. É a principal parte do projeto.
3 - Conclusão – Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.
PÓS-TEXTUAIS
1 - Referências – Item obrigatório em qualquer obra acadêmica. Lista numerada em ordem alfabética, onde encontram-se os títulos consultados para a criação da monografia.2 - Anexo – É opcional. Documentos agregados à obra para fins de comprovação de dados ou ilustração.
3 - Glossário – É um item opcional. Trata-se de uma listagem que contém as palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com seus significados.
4 - Apêndice – É opcional nas Normas ABNT – São documentos agregados à obra para fins de apoio à argumentação. Nesta parte são incluídos os questionários, entrevistas, tabulação de dados, etc.
Farei um artigo apenas sobre a norma ABNT, porém preciso terminar mau TCC.
Acho que eu já escrevi de mais não é mesmo?
Assim se tiver alguma dúvida deixa o comentário logo aqui abaixo do do artigo quem sabe eu não posso te ajudar e não deixa de compartilhar o meu blog, divulga aew!
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